Você já fez parte de um time de alto desempenho… não, eu quero dizer um time de desempenho realmente alto, onde parece que cada remada levanta o barco da água? A sincronia entre todos os membros é tão limpa e afinada que parece não haver esforço. As pás entram e saem da água com tanta precisão que não há dúvidas sobre quem vencerá a regata! Sua confiança nos seus companheiros de equipe e no treinador aumentam conforme o ritmo da prova vai ficando mais desafiador.
Para aqueles que já tiveram o prazer de assistir a uma prova de remo de 2000 metros, vocês já presenciaram uma “sinfonia em movimento”. Os corpos se movem em perfeita harmonia, o barco cortando a água com precisão e ousadia. O timoneiro exige mais, mesmo sabendo que resta pouco combustível, mas ainda assim os atletas ultrapassam limites que jamais imaginaram.
Você já criou ou fez parte de uma equipe de indivíduos que remaram juntos essa corrida repetidamente? O que é necessário para alcançar esse nível de proficiência e trabalho em equipe em seu departamento, divisão, organização ou cultura?
Lição 1 – Engajamento
A vitória vem para aqueles que estão dispostos a “colocar tudo em jogo” dia após dia. Se você tivesse que classificar seus funcionários numa escala de 1 a 10 em “engajamento”, qual seria a média da equipe? Quem teria a maior e a menor pontuação?
Qual funcionário da sua equipe pode não ser o mais habilidoso, mas continua apenas “aparecendo”? Seu tempo é valioso. Passe mais tempo trabalhando com aqueles que estão engajados. Você os notará. Eles são as pessoas que chegam cedo para trabalhar, se voluntariam para tarefas difíceis, pedem oportunidades de desenvolvimento, fazem mudanças e se desafiam.
Lição 2 – Coloque as “pessoas certas” nos assentos certos do barco!
Os barcos olímpicos de remo possuem até 9 assentos. É responsabilidade do treinador de colocar os remadores certos nos assentos corretos. Ao partir da proa (frente do barco), são colocados os dois remadores que podem ser um pouco menores e que são muito competentes tecnicamente, pois qualquer movimento no barco durante uma corrida é sentido primeiro na proa. Os próximos dois assentos, #3 e #4, geralmente são reservados para aqueles indivíduos que não são tão bons tecnicamente, mas que conseguem puxar o remo com força. Você pode escondê-los no meio e isso não afetará o “equilíbrio” do barco. Os assentos #5 e #6 são reservados para os grandes trabalhadores. Eles se matariam para chegar à linha de chegada. Lembro-me de assistir à final feminina das Olimpíadas de 1980. A mulher no assento 6 olhou para o barco ao lado, abaixou a cabeça e puxou o remo. Você podia ver o barco avançar. Vinte remadas depois, elas conquistaram a medalha de ouro… por apenas alguns metros! Ela fez a diferença naquela corrida. Os assentos #7 e #8 são os definidores de ritmo. Eles são fortes, conseguem definir o ritmo, remar com suavidade e trabalham bem juntos como uma dupla. O timoneiro é como o jóquei de um cavalo. Pequeno em estatura, mas grande em bravura, confiança e comando do barco. Seu trabalho é ser o segundo treinador, manter a linha reta do barco e motivar os grandes remadores a competir no nível mais alto.
Você tem as pessoas certas nos assentos certos no trabalho? Como você sabe? Como está medindo o desempenho delas a cada mês? Você fez a contratação certa para essa posição?
Lição 3 – Como vencer e como não perder
Existe uma antiga tradição no esporte do remo que observei aos 8 anos de idade, assistindo à corrida de remo Yale-Harvard em New London, CT, no rio Thames. Era 1962 e meus avós me levaram para assistir a essa corrida. Yale e Harvard lutaram por 4 milhas rio acima durante 22 minutos. Yale venceu a corrida por 2 segundos! O que aconteceu em seguida mudou minha vida. Meu avô disse: “Agora veja o que acontece”. Vi as duas equipes trazerem os barcos juntos. Os remadores de Harvard tiraram suas camisas de corrida e as entregaram aos remadores de Yale com um aperto de mão e alguns comentários de parabéns. Quando você vence uma corrida no remo, você recebe o uniforme da equipe adversária.
Muitos anos depois, levei minha equipe para competir contra outro adversário da Ivy League. Eu tinha pressionado meus remadores muito durante o inverno, na neve, gelo e academia, com a promessa de que, se vencêssemos nossos competidores, ganharíamos as camisas deles. Infelizmente, naquele dia, os perdedores deixaram suas camisas no dormitório. Não recebemos um aperto de mão ou um “bom remo”. Duas semanas depois, as camisas chegaram pelo correio. O que meus atletas aprenderam naquele dia sobre como vencer e como não perder? As camisas que recebemos há quase 30 anos desapareceram, mas as lições aprendidas ainda estão presentes.
Como você ensina seus funcionários a vencer com humildade e perder com graça e admiração pelos vencedores?
Você experimentará decepções ao longo de sua carreira. Sua equipe fará parte dessas derrotas e decepções, assim como de muitas vitórias. Como você pode prepará-los para ambas? Você pode perder um contrato importante para um concorrente… um dos seus principais funcionários pode ir trabalhar para um concorrente… Como você reage e se comporta após uma vitória ou uma derrota dirá muito aos seus subordinados diretos e ao seu chefe sobre quem você é como pessoa.
Sócrates: “Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de jogo do que em um ano de conversa.”
Autor: Whit Mitchell