POTENCIALIZANDO A COLABORAÇÃO EM EQUIPES ÁGEIS COM FERRAMENTAS DE ASSESSMENT

Equipes Ágeis com Ferramentas de Assessment

No ambiente empresarial atual, a colaboração emerge como um fator crítico de sucesso. Potencializando a Colaboração em Equipes Ágeis com Ferramentas de Assessment

No ambiente empresarial atual, a colaboração emerge como um fator crítico de sucesso. Os desafios dos ambientes VUCA (voláteis, incertos, complexos e ambíguos) ou BANI (frágeis, ansiosos, não lineares e incompreensíveis) exigem soluções para problemas que antes não existiam, ou que não tinham a magnitude ou complexidade que enfrentamos hoje. A colaboração se estabelece não apenas como uma habilidade de desempenho superior, mas como um requisito para alcançar resultados e se diferenciar no mercado.

Este artigo explora como potencializar a colaboração com dois métodos comprovados e validadas nas últimas décadas: os métodos ágeis e o Talent Insights.

O que são Métodos Ágeis?

Os métodos ágeis trazem uma abordagem que busca flexibilidade e adaptabilidade na forma como trabalhamos. Existem organizações que incorporaram os métodos ágeis em sua cultura e em suas práticas diárias. Outras ajustaram algumas metodologias ágeis em sua atuação, como por exemplo o Scrum, que organiza projetos em ciclos curtos; o Kanban, que gerencia o trabalho por meio de um quadro visual; o Lean Startup, que foca em produtos mínimos viáveis; e o Design Thinking, que resolve problemas centrados no cliente por meio de empatia, definição, ideação, prototipagem e testes para desenvolver soluções inovadoras.

Os métodos ágeis possuem um conjunto de princípios e valores que destacam a importância de competências como a colaboração e a capacidade de resposta a mudanças. Independentemente do grau de maturidade ou implementação em uma empresa, o fio condutor comum será trabalhar mais próximo do cliente e garantir a entrega de valor.

Como implementar uma abordagem ágil?

Se você atua em consultoria, pode explorar os benefícios da agilidade aplicando o Design Thinking ao trabalho colaborativo com seu cliente, por exemplo:

  • Empatize com seu cliente: faça um diagnóstico profundo das necessidades de seus clientes para conhecer seus problemas e desafios e identificar como você pode agregar valor.
  • Defina o problema: defina o problema a ser resolvido e valide-o com seu cliente, estabelecendo a base para o design da sua solução ou projeto.
  • Ideie a solução: gere uma ampla gama de ideias onde o cliente também se sinta parte da solução.
  • Prototipe: crie visões tangíveis e simplificadas da solução proposta. Utilize demonstrações para facilitar a compreensão do cliente.
  • Experimente: permita que o cliente conheça você e os benefícios de trabalhar com você por meio de um projeto piloto, que permita ao cliente gerenciar sua incerteza e conhecê-lo na prática.
  • Melhore continuamente: refine sua solução e desenvolva um plano de implementação incorporando todas as variáveis e o extenso conhecimento que agora você tem sobre seu cliente.

Além de tornar a agilidade uma marca registrada do seu trabalho, você pode começar a usar essa abordagem em seus serviços, no conteúdo de suas capacitações ou no design de suas sessões de coaching.

Como promover a colaboração ágil?

Trabalhar com agilidade pode representar uma grande mudança de paradigma e um desafio na forma como as pessoas trabalham, se coordenam, negociam ou lideram dentro de uma organização. Evidências de comportamento humano e organizacional demonstraram que o uso de ferramentas de assessment validadas para atrair, desenvolver e engajar o talento é fundamental para potencializar competências ágeis como a colaboração ou a inovação. É nesse contexto que uma ferramenta como o Talent Insights faz a diferença.

Talent Insights e seu impacto em equipes ágeis

Talent Insights é uma avaliação online validada cientificamente que mede como as pessoas preferem realizar seu trabalho e por que elas se movem para a ação. Existem muitas formas úteis de alcançar os resultados e diferentes motivações que impulsionam as pessoas a darem o melhor de si no trabalho. Capturar essa diversidade nas equipes é fundamental para promover a integração e a confiança, permitindo a resolução criativa de problemas.

A ferramenta Talent Insights combina os modelos DISC e Forças Impulsionadoras para fornecer um perfil completo de cada integrante de uma equipe ágil:

  • DISC: Analisa como as dimensões comportamentais — Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade — impactam na comunicação, gestão e colaboração.
  • Forças Impulsionadoras: Revela os motivadores que impulsionam as ações das pessoas, proporcionando uma perspectiva mais profunda sobre o que valorizamos e nos energiza.

Organizações em todo o mundo têm utilizado essa ferramenta nas últimas décadas para promover o autoconhecimento, a compreensão das preferências de trabalho e para ajudar as pessoas a adaptarem suas estratégias de comunicação para uma maior sintonia.

Exemplos práticos do uso do Talent Insights em equipes ágeis

  1. Design de equipes ágeis: Ajuda a estabelecer os comportamentos e motivadores que permitirão o desempenho superior.
  2. Seleção de talento ágil: Garante o grau de adequação da pessoa à equipe, antecipando as dinâmicas de colaboração e comunicação.
  3. Sessões de integração: Permite criar confiança e apreciar as diferenças e a complementaridade dos estilos de comunicação e motivações.
  4. Coaching para liderança: Facilita o empoderamento e a transformação a partir dos talentos únicos das pessoas.
  5. Workshops de colaboração ágil: Permite resolver problemas e inovar com base nas preferências de uma equipe.
  6. Mapas de dinâmicas de equipe: Visualiza com as Rodas Success Insights® e Roda das Forças Impulsionadoras as áreas de sintonia e complementaridade, bem como as potenciais tensões que podem surgir.
  7. Gestão da sucessão: Oferece uma visão objetiva de como engajar o talento, detectar o potencial e promover o desenvolvimento com uma ferramenta objetiva e comprovada.

Adotar uma abordagem ágil apresenta desafios como a necessidade de adaptação constante, a gestão da incerteza e a sintonia na comunicação. A colaboração é essencial para superá-los e para que as equipes possam responder rápida e eficazmente às mudanças. Sem colaboração, as equipes ágeis não podem alcançar seu máximo potencial.

A ferramenta Talent Insights oferece uma compreensão profunda dos comportamentos e motivações individuais, facilitando uma melhor alocação de papéis e responsabilidades. Ao conhecer melhor cada membro de uma equipe ágil, líderes e consultores podem criar estratégias de colaboração mais eficazes, melhorar a comunicação e minimizar conflitos.

Autora: Alejandra Wright

COACHING SÉRIO E RESPONSÁVEL: COMO MANTER A ÉTICA NA PROFISSÃO
COACHING SÉRIO E RESPONSÁVEL: COMO MANTER A ÉTICA NA PROFISSÃO

Se você atua como Coach, provavelmente compartilha da minha preocupação com a banalização da profissão. Cada vez mais, torna-se necessário adotar ações que preservem a integridade da nossa atividade. Já ouvi muitas vezes a frase: "Não falo mais que atuo como Coach."...

O QUE É A METODOLOGIA DE FEEDBACK 360 GRAUS?
O QUE É A METODOLOGIA DE FEEDBACK 360 GRAUS?

Cada vez mais popular e adotado por muitas organizações que se preocupam com o desenvolvimento das capacidades e talentos de seus colaboradores, o feedback 360 graus é uma metodologia que visa, como sugerem os próprios termos, recolher de forma organizada e circular...